Matricule-se
já!
Matricule-se
já!
Matricular-se é muito fácil e rápido. Preencha os dados corretamente e em breve um de nossos consultores entrará em contato.
Área do
Aluno/PRONATEC
Área do
Aluno/PRONATEC
Unidade Centro: Clique aqui Unidade Duque de Caxias: Clique aqui PRONATEC Clique aqui
Tire suas
dúvidas.
Tire suas
dúvidas.
Conheça os benefícios de estudar na Petrocenter.

Petróleo e gás


Técnico de perfuração e poços

Antes do petróleo ser refinado em gasolina, querosene, óleo combustível e outros produtos, companhias petrolíferas precisam retirá-lo do solo. Mas como? O técnico de perfuração e poços é um dos profissionais escalado para o trabalho. Junto com o engenheiro de petróleo, este profissional executa projetos para a exploração e produção dos recursos sem prejuízo ao meio ambiente nem desperdício de material.

iam-02

Uma boa notícia para quem pensa em seguir a profissão: com o início das operações do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), previsto para os próximos anos, deverão ser criados grandes demandas de profissionais técnicos relacionados ao petróleo. Além disso, a produção de petróleo das reservas do Pré-sal provocará uma forte demanda por técnicos da área de perfuração de poços.

Técnico de Operação

O eletricista montador é o profissional responsável por promover energia elétrica a diferentes pontos de um empreendimento. Ele é responsável por trabalhos relacionados a construção e montagem de redes de cabos e condutores (fios) para equipamentos elétricos, motores, máquinas, iluminações e tomadas. Também cabe a ele dar o suporte para essas redes, como eletrocalhas, perfilados e eletrodutos.

iam-07

Com a descoberta do pré-sal, a criação de usinas de biocombustíveis no Brasil e a criação do Complexo Petroquímico Comperj no estado do Rio de Janeiro, haverá diversas oportunidades de desenvolvimento no setor de óleo e gás. Isso faz com que o técnico de operação seja um dos profissionais mais demandados pelo setor industrial, sobretudo pelo segmento de petróleo, gás e energia. Em conjunto com profissionais de manutenção, inspeção, planejamento, este pro ssional executa atividades de operação nas instalações, equipamentos, painéis de controle, sistemas supervisórios e de monitoramento.

Benefícios

  • Crescimento profissional;
  • Chance de entrar em uma das áreas mais promissoras do momento;
  • O setor de petróleo e gás paga os melhores salários;
  • No setor não há discriminação de sexo;
  • O estado do Rio é responsável por mais de 83% da produção de petróleo do Brasil;
  • As maiores e melhores empresas do setor estão sediadas no estado do Rio de Janeiro;
  • Somente um terço do pessoal é contratado pela Petrobrás, o restante é terceirizado;
  • Mais de 7.200 empresas terceirizadas prestam serviços para a Petrobrás;
  • As empresas terceirizadas mantêm o mesmo padrão de salário da Petrobrás.
    Registro no CREA

Metodologia

  • Recursos audiovisuais, em todas as salas são equipadas com datashow e outros recursos multimídias, para a melhor compreensão do conteúdo apresentado pela escola. ;
  • Proposta atualizada periodicamente e contextualizada aos assuntos e aplicação de novas técnicas;
  • Material didático exclusivo voltado para as principais funções do trabalho, refletindo e complementando a metodologia desenvolvida em aula;
  • Livro desenvolvido pela Petrocenter para uso em classe e exercícios para serem estudados em sua residência;
  • Conteúdos introduzidos de modo objetivo e natural, gradualmente construídos, levando o aluno ao progresso rápido e consistente;
  • Diversos materiais de apoio que trazem variedade e motivação para a sala de aula, promovendo a integração da turma através da interatividade. O aluno já sente, logo nas primeiras aulas, que pode conquistar a sua meta.